domingo, 20 de setembro de 2009

Marketing Sonoro ou Sensorial

Se você tem hábitos de leitura vai capitar facilmente a riqueza que o marketing sonoro pode proporcionar a sua marca; quando os versos de um livro relatam um local escuro e úmido entre rochas é possível imaginar uma caverna, sentir a temperatura fria e até mesmo escutar o som das gotas de água caindo das estalactites, este fator é um valor importante quando lemos um livro, pois, damos vida para a obra escrita, como se estivéssemos ali presente e fizéssemos parte daquela história, diferente de quando assistimos um filme ou comercial de TV, onde apenas precisamos absorver o som e a imagem que muitas vezes deixa passar despercebido o sentido do que foi informado ou até mesmo o produto e a marca da propaganda. Não quero dizer que um comercial de TV não interaja com o telespectador, exemplo disso é a musica tema do produto Danoninho, é inconfundível, não precisa nem de imagem para que a marca seja lembrada, é nesse ponto que digo: alguém já escutou esse jingle em rádios ou como toque de celular? Será que também não poderia ser uma estratégia para a marca interagir com o seu público de uma forma diferente sem crianças lindas e felizes enchendo o bocão de sobremesa de morango na televisão.
Existem inúmeras formas de fazer marketing sonoro, criando um jingle para o seu produto, um comercial em rádios para interagir com a imaginação dos ouvintes como o livro interage com a de seus leitores, ou até mesmo a musica de espera no telefone de sua empresa ser algo personalizado como o som da sua marca, ou bordões engraçados como a do mordomo "Alfredoooo", toque de celulares que muitas vezes viram febre graças a transferência por Bluetooth e muitas outras que agregam personalidade a sua marca, com pouco investimento e muita criatividade. (Faquinha Jr.)

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